SABENDO UM POUCO SOBRE DROGAS
As drogas podem ser lícitas, quando o consumo é permitido por lei, ou ilícitas, quando a lei as proíbe. As drogas chamadas psicotrópicas são aquelas que agem no cérebro, modificando o seu funcionamento, trazendo como consequência alterações do comportamento e do psiquismo. Elas podem ser naturais, quando possuem origem em elementos da natureza, como a maconha, e sintéticas, quando produzidas em laboratórios, como o LSD.
MACONHA
Nome dado no Brasil à planta Cannabis Sativa, também conhecida como cânhamo. De origem asiática, é habitualmente fumada.
COCAÍNA
É um alucinógeno, sob forma de pó branco, de sabor amaro, extraído das folhas do arbusto Erythroxylon Coca, originário do Peru e Bolívia. Pode ser ingerido, aspirado ou injetado. Extremamente destruidor, altera a memória e danifica o sistema nervoso central.
CRACK
É uma droga altamente estimulante, fumada como pedra em cachimbos. Entra no corpo diretamente, por intermédio dos pulmões, atingindo o cérebro mais depressa do que quando aspirada.
ANFETAMINAS
Fabricadas em laboratório são drogas sintéticas. Conhecidas como “bolinhas” ou “rebites” são geralmente usadas para emagrecimento e também ara manter as pessoas acordadas por um longo período.
ÁLCOOL
É considerado um poderoso depressor do Sistema Nervoso Central, o álcool etílico é extraído da fermentação de sustâncias açucaradas.
INALANTES
São produtos químicos, tais como: éter, clorofórmio, acetona, cola. São usados por inalação.
Referência – VAROTO, Renato. Das drogas. Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário