segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Prevenção nas escolas

DROGAS: PREVENÇÃO NAS ESCOLAS
Abaixo algumas sugestões para efetivar a prevenção do uso de drogas nas escolas.
- Procurar orientação profissional, visto que existem bons psicólogos e terapeutas na área de dependência química por todo país que podem auxiliar as escolas.
- Conhecer programas já instalados, pois algumas escolas já possuem programas em andamento. Seria valioso para sua escola conhecer estas experiências, levando em consideração a realidade da escola, de seus alunos e da comunidade em seu entorno.
- Preparar os professores, pois os mesmos devem orientar seus alunos em relação as drogas, por meio de bases cientificas, psicológicas e sociais.
- Realizar um levantamento da realidade da escola, buscando aplicar questionários preparados             por especialistas para conhecer a real dimensão do envolvimento de drogas pelos seus alunos.
- Procurar parcerias com os pais, unidade de saúde básica.
- Permitir o tratamento adequado a cada caso. Ao detectar alunos com problemas em sua escola, designe um profissional da área para fazer ima avaliação, para identificar qual é o melhor encaminhamento.
- Valorizar os esportes, a autoestima, os valores morais, a vida. A escola precisa oferecer opções que afastem os alunos das drogas mesmo fora do horário escolar, buscando mantê-los ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes.
Referência – VAROTO, Renato. Das drogas. Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2005.
Imagem do site: http://sindicacau.blogspot.com.br/2010/12/aluno-de-escola-particular-usa-mais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário